UXDE dot Net Wordpress Themes

Will we still love Instagram in 2018?

Por em

Como, nos dias de hoje, nem só de imprensa vive o consultor de comunicação, vamos falar sobre redes sociais, mais especificamente sobre aquela rede que tem registado um maior número de fãs em Portugal durante este ano.

Falemos sobre o Instagram que acabou de anunciar uma nova funcionalidade. Esta permite escolher as melhores stories e guardá-las no perfil por mais de 24 horas, num novo espaço chamado stories highlights. Para além disso, este espaço pode ser organizado consoante o tipo de storie, em covers, como por exemplo “férias em Milão”, “trabalho”, “amigos”…

Veja mais sobre esta funcionalidade no vídeo da notícia do Shifter.

Ora é, claramente, por estar sempre a inovar e a adicionar novas funcionalidades que esta rede tem tudo-para-dar-certo e não ser apenas uma plataforma de ponto de encontro entre amigos mas também entre marcas e consumidores.

Mas atenção, se trabalha uma marca rendida às potencialidades e novas funcionalidades do Instagram e se incluiu esta rede social no seu plano de comunicação de 2018, há que considerar algumas regras básicas para ser bem-sucedido com a conta.

Segundo a nossa óptica, nós dizemos quais:

#1 Em primeiro lugar, analise 2 vezes se é nesta rede que os consumidores da marca estão. É ponto assente que esta é das redes sociais que mais tem ganho fãs em Portugal, mas estes são principalmente jovens e adultos entre os 15 e 24 anos (Fonte: Markest; Agosto 2017). Por isso, analise, pesquise muito, e veja se faz sentido a sua marca estar aqui, não basta só aderir às redes sociais e às suas novas funcionalidades é preciso perceber se faz sentido ou não usá-las.

#2 Depois de feitas as pesquisas e ponderada a decisão, se tem a certeza que é no Instagram que a sua marca deve estar, avance mas garanta que os seus consumidores sabem que está lá. Para isso, comunique a conta noutras plataformas ou noutros momentos. Os passatempos, eventos e parcerias com blogues são uma opção válida mas existem outras soluções criativas.

#3 Entretanto, uma regra de ouro: por favor não comece a seguir utilizadores, de forma massiva e descontrolada, só para a marca obter mais seguidores. Os seguidores têm de gostar da conta pelo seu conteúdo por isso, se quer seguidores, tem de os conquistar e não ‘enganá-los’ ao segui-los só para que eles o sigam de volta.

#4 Sobre o conteúdo: crie conteúdo que conte uma história e que esteja alinhado com a identidade da marca. Utilize as novas funcionalidades da rede para contar histórias que prendam os seguidores, tire boas fotografias, escreva descrições curtas… E até pode traçar um plano anual de conteúdo mas seja versátil.

#5 Sobre as hastags: use-as! Muitos dos utilizadores que estão online, principalmente nas redes sociais, procuram os temas que lhes interessam através das hastags. Por isso, para uma maior visibilidade aposte nas hastags que tenham sentido no contexto da marca.

#6 Alimente a conta da marca com frequência! Não pode simplesmente ter uma conta e deixá-la ao abandono, entregue ao deus dará…

#7 Por fim, interaja com os seguidores. Responda-lhes, através de Instagram direct, quando identificam a marca e coloque likes nas fotografias que possam estar relacionadas com a sua temática.

Resumindo e baralhando, podemos tirar o melhor partido desta rede e funcionalidades para a marca que estamos a trabalhar, no entanto é necessário desenhar uma estratégia para a mesma, atuar de acordo com a identidade da marca e expectativas do consumidor.

Ah, e quem fala em marcas, também fala em campanhas de sensibilização que podem ter o maior sucesso nesta rede.

Will we still love Instagram in 2018? Yes, but think first!

E que 2018 seja um ano de excelentes comunicações nesta rede… e com certeza assim será com os nossos conselhos.

@Vanessa Rolim, Communication Consultant

Other Posts

Post Tags:

About the Author

avatar

A Guess What é atualmente uma das mais inovadoras e criativas agências de comunicação e ativação mediática presente no mercado português. Disponibilizamos soluções holísticas de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Gestão da Reputação, Eventos, Digital Engagement e Buzz Marketing.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>