UXDE dot Net Wordpress Themes

Sobre a silly season e a gestão de reputação online.

Por em

Chega o mês de agosto e com ele a tão esperada silly season. Apesar de a atividade parlamentar ser interrompida até setembro, continuamos a ter novidades sobre os deputados da nação, mas num registo mais adequado ao que a época exige: imagens das suas férias, em praias, piscinas e esplanadas.

E se até agora estas imagens chegavam até nós através das lentes dos paparazzi que se escondiam estrategicamente atrás das dunas, hoje em dia chegam-nos pelas mãos dos próprios deputados, que alegremente publicam imagens das suas férias nas respetivas páginas pessoais de Facebook, esquecendo-se como é fácil que sejam reproduzidas pela imprensa.

Assim, o jornal “Correio da Manhã”, fez questão de dar destaque na sua versão em papel e online, às imagens “ousadas” (segundo o próprio jornal) que a deputada Isabel Moreira publicou na sua página de Facebook, como pode ler-se aqui.

Esta notícia leva-nos a refletir sobre a importância que é dada à gestão da reputação nas redes sociais por parte de figuras públicas, com cargos públicos ou altos quadros de empresa e a fazer a seguinte pergunta: o que é que pode ser considerado “pessoal” dentro das redes sociais? Até que ponto as nossas escolhas pessoais podem afetar a nossa carreira profissional e a nossa reputação? As definições de privacidade no Facebook e outras redes sociais funcionam mesmo ou, na dúvida, é preferível não publicar uma determinada imagem ou opinião?

E numa época em que o bom senso é cada vez mais um conceito relativo, como é que as companhias podem assegurar-se de que a gestão que os seus colaboradores fazem da sua presença nas redes sociais é adequada? É preciso dar formação e definir regras. A “pegada digital” é uma realidade que pode, de facto, interferir com a nossa reputação e não é à toa que o Google recebe diariamente, na Europa, cerca de 70 mil pedidos de “direito ao esquecimento”.

Fica uma dica: cada vez que publica uma imagem, vídeo ou opinião pense no que aconteceria se o seu chefe lesse ou visse aquele post. Tudo tranquilo? Pode publicar. Ficou com dúvidas? Fale com a Guess What. Nós podemos ajudar.

©Susana VianaSenior Communication Consultant

Fonte imagem: Google

Related Posts

About the Author

avatar

A Guess What é atualmente uma das mais inovadoras e criativas agências de comunicação e ativação mediática presente no mercado português. Disponibilizamos soluções holísticas de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Gestão da Reputação, Eventos, Digital Engagement e Buzz Marketing.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>