UXDE dot Net Wordpress Themes

O País do Digital

Por em

A transferência de leitores do papel para o digital é constante. Pode já assumir-se que o hábito de comprar o jornal no quiosque foi reduzido a uma minoria. A maioria das pessoas, principalmente os mais jovens, procura informações noutros formatos e consomem notícias de uma forma diferente”, escreveu António Caño, diretor do jornal espanhol El País, numa carta aberta à sua redação, publicada na última sexta-feira, onde dava conta de mudanças no modelo de negócio do diário.

 

A mudança é fácil de explicar. Quase a completar 40 anos de vida, o jornal vai continuar a existir na sua versão impressa “durante todo o tempo que for possível” (que é como quem diz, vai existir mais uns meses) mas vai apostar em força na edição digital, seguindo a lógica americana. O diretor do El País acrescenta que “esse meio é e será cada vez mais americano“, por ser na América que o jornal mais cresce e tem hoje “uma expansão mais prometedora”.

 

Recorde-se que em todo o mundo, esta aposta no digital em detrimento do papel é uma tendência. O The Independent, que nos anos 90 chegou a vender mais de 400 mil exemplares por dia, anunciou o fim do papel. Será o primeiro jornal britânico a tomar esse passo. Algo que a Newsweek, do outro lado do Atlântico, já fizera…há quatro anos. Por cá, já nasceu um jornal exclusivamente digital de sucesso – Observador – mas nenhum jornal tomou ainda o passo de deixar o papel para ser exclusivamente digital. Esse dia chegará e em breve.

 

A nós consultores de comunicação, cabe continuar a explicar aos clientes a evolução. Há pouco tempo, “sair no online” era um prémio de consolação para quando não havia espaço no papel; passou a ser uma alternativa tão ou mais interessante do que sair no papel e num futuro próximo será… a única opção.

 

Francisco Chaveiro Reis, Corporate Division Manager

Other Posts

Post Tags:

About the Author

avatar

A Guess What é atualmente uma das mais inovadoras e criativas agências de comunicação e ativação mediática presente no mercado português. Disponibilizamos soluções holísticas de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Gestão da Reputação, Eventos, Digital Engagement e Buzz Marketing.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>