UXDE dot Net Wordpress Themes

“Muda as estatísticas”: um novo capítulo no brand storytelling da Coca-Cola

Por em

Goste-se ou não, a Coca-Cola é uma das marcas que melhor tem sabido contar histórias ao longo dos anos. Criatividade, emoção e conceitos envolventes são elementos constantes no livro de contos da Coca-Cola.

A mais recente campanha “Muda as Estatísticas” é fiel: uma história motivadora, emocional, bem assente num registo humanizado e global que deixa o desafio: “E se nos levantarmos?”.

A mensagem é clara: criar hábitos de vida saudável. Esta é a proposta da marca para mudar as estatísticas. Um misto bem conseguido de desafio e sensibilização que tem como objectivo ajudar a virar a página no capítulo das críticas aos efeitos nutricionais indesejados da “bebida da felicidade”.

Mas, tal como as histórias têm sempre um vilão, esta campanha não podia deixar de ter um ponto fraco: “Graças aos elevadores, automóveis, cadeiras e computadores seremos cada vez mais sedentários.” – aponta o vídeo. É um facto: o mundo e a tecnologia sentaram-nos numa cadeira com botões que nos dão resposta a quase tudo e que é vital combater o sedentarismo.

Mas a campanha fala também de obesidade e de hábitos alimentares, aspectos em que a Coca-Cola soma várias críticas. Podíamos questionar se a marca acredita que foram apenas os elevadores e os automóveis que produziram os números atuais da obesidade… A Coca-Cola não pode ser responsabilizada pelos erros alimentares dos consumidores. Mas também não pode alhear-se dos estímulos ao consumo e hábitos que promoveu. Ou sugeriu, se preferirmos.

No entanto, apesar da facilidade que teríamos de confrontar a marca com esta “incoerência”, a questão é relativamente bem apagada por um excelente trabalho de brand storytelling apoiado numa combinação inteligente de factos e emoções, de discurso e de convite à acção, de um compromisso da própria marca prova que a capacidade de criar conteúdos úteis e histórias emocionais sólidas ajuda as marcas a sobreviver aos monstros da sua própria história.

A Coca-Cola abre assim uma página em branco onde assume uma atitude responsável perante um problema real ao qual muitas vezes foi associada. E, na sua exímia perícia, lá vai deixando a sua marca nas cabeças dos consumidores.

Veja o vídeo da campanha!

Post Tags:

About the Author

avatar

A Guess What é atualmente uma das mais inovadoras e criativas agências de comunicação e ativação mediática presente no mercado português. Disponibilizamos soluções holísticas de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Gestão da Reputação, Eventos, Digital Engagement e Buzz Marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *