UXDE dot Net Wordpress Themes

Michael, o Tintim de hoje

Por em

Nos meus tempos de infância, dois dos meus heróis de eleição eram jornalistas. Tintim, o intrépido repórter, que viajava pelo mundo nas suas aventuras (sendo que dava mais socos do que fazia perguntas) e o Super-Homem, repórter do Daily Planet, de Metrópolis, onde, reza a lenda, os jornais se continuam a vender aos milhões.

 Na adolescência, já como ávido consumidor de informação, os jornalistas continuaram a ser heróis para mim. Foi assim que quis ser um deles. Completado o curso de Comunicação Social, tive o privilégio de passar uns meses no mais antigo jornal português. Acabei “desviado” para a consultoria, onde até hoje estou.

 Vem esta introdução a propósito da publicação, entre nós, do quinto volume da Saga Millenium, O Homem Que Perseguia A Sua Sombra (edição D. Quixote). Stieg Larsson, jornalista também ele, morreu em 2004, deixando para trás 50 anos de vida e os três primeiros volumes da sua Saga (cujo sucesso viria a abrir caminho a milhentos policiais nórdicos).

 No centro da trama está uma revista sueca (a tal Millenium) de investigação e um jornalista, Michael Blomqvist, que ao melhor estilo de Tintim, é engenhoso e dá uso ao físico para se livrar de sarilhos mas, ao contrário de Tintim, publica de facto peças. É verdade que conta com a ajuda da genial Lisbeth Salander ao seu lado mas não deixa de ser curioso que em 2017, um jornalista continua como herói. A Millenium passa pelos problemas e dilemas das publicações de hoje em dia, mas sobrevive sempre, lançando as mais incómodas peças de interesse público.

 Numa altura em que o mercado mediático está em discussão (e com ele, o da assessoria de imprensa tradicional) e a venda de jornais diminuí, perigando jornais e jornalistas, é uma lufada de ar fresco, ter Michael, um jornalista da “velha guarda”, como herói de uma das histórias mais seguidas por milhões de fãs em todo o mundo.

millennium

@Francisco Reis, Senior Communication Consultant

Related Posts

About the Author

avatar

A Guess What é atualmente uma das mais inovadoras e criativas agências de comunicação e ativação mediática presente no mercado português. Disponibilizamos soluções holísticas de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Gestão da Reputação, Eventos, Digital Engagement e Buzz Marketing.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>