UXDE dot Net Wordpress Themes

Marketing Autárquico – Parte I

Por em

Embora muitos dos nossos autarcas se recusem a admitir que esta expressão faz parte do seu léxico, pela sua suposta conotação negativa, existem já alguns que percepcionam as mais-valias da implementação de um coerente Plano Estratégico de Marketing Autárquico (PEMA). Mas ainda existe muito a fazer…

Hoje em dia todas as autarquias, sem excepção, vivem sérias dificuldades financeiras. Seja pelos cortes orçamentais do Governo Central, ou pelo desinvestimento privado ou até mesmo pela migração das populações. São múltiplas as razões que têm levado a uma diminuição das receitas dos municípios. Qual o caminho então a seguir?

Claramente uma aposta séria e real na definição e implementação de um Plano de Marketing que corresponda às necessidades dos seus públicos-alvo: munícipes, empresas, turistas, comunicação social, entre outros. O tradicional paradigma de gestão municipal está ultrapassado. As autarquias terão de se modernizar e apostar em novos modelos e estruturas. Eu defendo mesmo um modelo empresarial para as autarquias, onde seria integrado um departamento de marketing responsável por detectar as oportunidades e reduzir as ameaças. Isto deverá ser, em primeiro lugar, percepcionado pelos autarcas como um investimento e não como um custo. Depois, será fundamental comunicar, de forma clara e correcta, aos cidadãos os reflexos positivos nas suas vidas da aplicação dessa estratégia.

Amanhã, concluirei a minha posição.

About the Author

avatar

3 Comments to Marketing Autárquico – Parte I

  1. avatar www.ebay.con\/education

    Greetings from Idaho! I’m bored to tears at work so I decided to browse your blog on my iphone during lunch break.
    I really like the information you present here and can’t wait to take a look when
    I get home. I’m shocked at how fast your blog loaded
    on my mobile .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, excellent blog!

  2. avatar machining of castings

    That is very interesting, You’re an overly professional blogger.
    I have joined your rss feed and look forward to looking for extra of your great post.
    Also, I have shared your web site in my social networks

  3. avatar Ferbap

    Os decisores políticos baseiam-se nos pareceres técnicos para tomarem decisões. É frequente assumirem posições eleitoralistas, mesmo com conhecimento que lesam os actuais munícipes e mesmo os vindouros. Hipotecam a vida dos filhos e dos netos, para mais uma fita ser cortada e serem proferidos mais uns sound bites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *