UXDE dot Net Wordpress Themes

Jornalismo na Era Digital – Questionário Guess What

Por em

Comunicados mais curtos e concisos, com informação relevante no início do texto e estilo informativo, em vez de publicitário; comunicados acompanhados de imagens ou vídeos; maior rapidez nas respostas e maior conhecimento do perfil dos meios. São estas as sugestões que os jornalistas online fazem às agências de comunicação nas respostas ao Questionário “Jornalismo na Era Digital”, levado a cabo pela Guess What, junto de 32 jornalistas, entre 21 e 24 de fevereiro.

 

O objetivo deste questionário foi perceber quais as práticas corretas e incorretas das agências na abordagem aos jornalistas, numa era predominantemente digital. 44 por cento dos jornalistas online consideram que os materiais que recebem das agências de comunicação são adequados às suas necessidades. 93 por cento dos jornalistas online consultados pela Guess What, consideram que seria útil e interessante ter acesso a uma plataforma online onde pudessem consultar, proactivamente, informações atualizadas e antigas (em arquivo) e ter acesso a um banco de imagens e agenda de eventos.

 

Quanto aos materiais de comunicação mais úteis para o trabalho dos jornalistas online, 32 por cento dos jornalistas inquiridos preferem receber texto; 29 por cento, imagens e 18 por cento, vídeos. No que toca ao formato de documentos que os jornalistas preferem receber por correio eletrónico, o destaque vai para documentos em formato Word (47 por cento), seguidos de texto no corpo do email (33 por cento) e documentos em formato PDF (18 por cento).

 

No que toca ao uso de redes sociais num contexto profissional, 43 por cento dos inquiridos prefere o Facebook, 29 por cento, o Linkedin e 18 por cento, o Twitter. Apenas sete por cento recorre a blogues.

 

76 por cento dos inquiridos preferem receber imagens em formato JPG. 67 por cento dos jornalistas de online portugueses consultados neste questionário, preferem serviços online de partilha de documentos, como o wetransfer, como ferramenta de partilha de informação que recebe das agências de comunicação. A cloud e FTP, com 16 por cento de respostas cada, são as outras opções preferidas.

 

Grande parte dos jornalistas online considera que o envio de informação com embargo é útil, na medida em que permite “maior cuidado na preparação do trabalho” já que “mesmo no online é preciso planear o mês. Guarda-se a informação até poder utilizá-la”.

 

Related Posts

About the Author

avatar

A Guess What é atualmente uma das mais inovadoras e criativas agências de comunicação e ativação mediática presente no mercado português. Disponibilizamos soluções holísticas de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Gestão da Reputação, Eventos, Digital Engagement e Buzz Marketing.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>