Design e música… e é Natal!
É comum numa agência de comunicação (e em todo o lado!) encontrar a equipa a trabalhar com fones nos ouvidos. Quem nunca o fez?
Existem muitas razões para trabalhar enquanto se ouve música: desde inspiração, concentração ou mesmo distração… e a verdade é que a música e (especialmente) o design, têm muito em comum:
Cores: o designer trabalha com uma série de cores e que, conforme a necessidade, vai alterando, aos poucos, até chegar ao tom pretendido para atrair o olhar, despoletar a temperatura adequada da mensagem. O músico é capaz de mudar as “cores” da música de acordo com a altura, o timbre e os arranjos que faz. É possível deixar uma música mais saturada ou mais monocromática ou em tons de cinza, dependendo também da mensagem e sensações que se pretendem transmitir.
Composição: enquanto um músico compõe uma música e testa ritmos, o designer também faz composições visuais – conjuga cores, formas e organiza os elementos no espaço de forma a transmitir corretamente a mensagem.
Ritmo: o design tem que ter ritmo. Se o design não tem ritmo, o olhar não é estimulado, a mensagem não é lida com a velocidade adequada, os significados passam despercebidos. Design sem ritmo é aborrecido. Da mesma forma, música sem ritmo transforma-se em barulho. Simplesmente barulho, lixo sonoro.
O design e a música têm o mesmo processo criativo porque é preciso tempo para serem dominados e entendidos na totalidade – pode levar uma vida toda. Sem música, a criatividade começa a sofrer de silêncio; é quase ensurdecedor. Se todas as atividade criativas estimulam o cérebro e nos ajudam a atingir o lado mais emocional, então está na hora de trabalhar a ouvir uma boa música!
E já que estamos no Natal, vamos aproveitar para juntar cores, composição, ritmos e tons para tornar esta época iluminada, esperançosa e feliz! Natal sem música não é Natal. Natal sem design não é Natal! Se quiser entrar no espírito natalício, ou não sabe que músicas passar na consoada experimente esta playlist e tem música pela noite dentro!
Escute boa música, faça boas escolhas gráficas, comunique de forma genial e tenha um feliz Natal!
@Ana Catarino, Creative & Designer Consultant