UXDE dot Net Wordpress Themes

Dar palco à negação

Por em

Há poucos dias vi Negação, filme de 2016 realizado por Mick Jackson com Rachel Weisz, Timothy Spall, Tom Wilkinson e Andrew Scott nos papéis principais. A negação a que o título se refere é a de que o Holocausto não existiu ou, tendo existido, nunca atingiu a proporção que todos conhecemos e que nos horroriza até hoje. Um dos mais famosos negacionistas é David Irving e é numa luta dele com uma bem mais reputada historiadora que a fita se centra.

Em 1993, Deborah Lipstadt publicou a obra “Denying the Holocaust”, na qual critica fortemente Irving (que acreditava que o Holocausto tinha sido uma invenção dos judeus). Irving, sentindo-se prejudicado, resolve processar a historiadora por difamação.

No sistema inglês é o réu que tem que provar estar a dizer a verdade e não o acusado, ou seja Lipstadt teve que provar que o Holocausto de facto existiu. E foi o que fez, ao longo de anos, com uma extensa equipa de advogados britânicos que tudo fizeram para provar ao mundo que o Holocausto existiu, perante um público atónito. Na sala de tribunal, maior parte das vezes estavam presentes sobreviventes dos campos de concentração.

E o que tem a comunicação a ver com o caso? Muito. Primeiro, Irving conseguiu o que queria, tornando-se mais conhecido do que nunca através do caso. Fê-lo com a simples resolução de processar a autora; fê-lo chamando a si a defesa do seu caso, dispensado advogados e autointitulando-se David contra o Golias de Lipstadt e sua entourage legal e fê-lo tomando conta do circo mediático. Apesar dos contornos kafkianos, os media não puderam não cobrir um evento no qual era posto em causa um dos maiores crimes contra a Humanidade, de sempre. Irving passou a falar quase todos os dias, ganhando um palco mediático que provavelmente fez com que a sua mensagem, por muito distorcida que pudesse parecer aos olhos da maioria dos públicos, conquistasse novos seguidores.

@Francisco Chaveiro Reis, Corporate Division Manager

Related Posts

About the Author

avatar

A Guess What é atualmente uma das mais inovadoras e criativas agências de comunicação e ativação mediática presente no mercado português. Disponibilizamos soluções holísticas de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Gestão da Reputação, Eventos, Digital Engagement e Buzz Marketing.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>