UXDE dot Net Wordpress Themes

Comunicação: tendências para 2017

Por em

Apesar de ser um pouco avesso a exercícios de futurologia, o conselho editorial da Diagonal pediu-me para escrever sobre tendências para o presente ano de 2017. Deixo então aqui os meus (12) palpites. Fica desde já combinado que no final do ano faremos o balanço do que efetivamente se concretizou.

1.  Análise preditiva: utilização de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para antecipar o comportamento do consumidor.

2. Customer Centric Culture: coloque os clientes à frente dos interesses diretos da sua marca. Surpreenda e proporcione uma experiência inesquecível ao seu cliente que ele fará a defesa da sua marca com resultados fantásticos.

3. Geolocalização: Massificação do uso de dados do consumidor via geolocalização. Com a disseminação dos smartphones, existe um grande potencial com a recolha e tratamento desta informação, sendo uma preciosa ferramenta para o marketing das marcas.

4. Native advertising: com a proliferação dos ad blockers, será cada vez mais comum a utilização de publicidade nativa em diversos meios e formatos. Este tipo de publicidade tem a vantagem de não ser interrompida com os intrusivos banners e pop-ups que nos perturbam diariamente.

5. Multi-touch Attribution (MTA): sistema que permite saber quais os cliques mais importantes na conversão dos clientes online e de que forma se relacionam. Um tópico extremamente importante para quem quer faturar no digital. A acompanhar nos próximos tempos.

6. Data driven marketing: basear as decisões e ações no marketing através de dados concretos. Conhecer as pessoas e os clientes ao ínfimo pormenor. Isto implica olhar para as áreas de marketing, comunicação e comercial de forma integrada e a 360º.

7. Criatividade orientada: criar conteúdo criativo e relevante para os seus clientes. Do ponto de vista digital existem inúmeras ferramentas que permitem adaptar e segmentar conteúdo para que as suas campanhas sejam cada vez mais eficazes.

8. Cross device: já vem de 2016 e continuará a ser uma realidade este ano. O mix é cada vez mais alargado. O desafio passa por integrar os conteúdos com coerência e de forma adequada ao suporte.

9. Live video: explosão no volume e nível de interação deste tipo de vídeos. YouTube, Facebook e Instagram têm incorporado nos últimos tempos cada vez mais funcionalidades neste campo, contribuindo assim a popularização destes vídeos, nomeadamente ao nível de eventos públicos. Não demorará muito para as marcas agarrarem esta oportunidade.

10. Content marketing: Já há algum tempo que se diz, e é reconhecido, que o conteúdo é rei. Por isso, acredito que a evolução que teremos a este nível em 2017 será ao nível da sofisticação, criatividade e formato do mesmo.

11. AR/VR (Realidade aumentada e realidade virtual): Já com algumas experiências nesta área – Pokémon Go é talvez o exemplo mais universal, existe ainda um longo caminho e muita coisa a fazer neste campo específico. A tecnologia é importante, mas não menos importante são os conteúdos e a criatividade aplicada.

12. Inteligência Artificial: este será o ano em que cada vez mais empresas e marcas irão avançar nesta área. Assistentes pessoais, chat bots e outros programas de mensagens instantâneas prometem dar corpo a uma nova geração de serviços digitais.

@Renato Póvoas, Managing Partner

Related Posts

About the Author

avatar

A Guess What é atualmente uma das mais inovadoras e criativas agências de comunicação e ativação mediática presente no mercado português. Disponibilizamos soluções holísticas de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Gestão da Reputação, Eventos, Digital Engagement e Buzz Marketing.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>